sábado, 24 de novembro de 2007

As casas dos "guardinhas" e dos cantoneiros: "Vende-se"

Cá vai uma notícia de Serviço Público:
A Repartição de Finanças de Barrancos, em representação do Estado Português, vai vender em hasta pública, no próximo dia 17 de Dezembro, às 10 horas, o antigo quartel da Guarda Fiscal e a Casa dos Cantoneiros.
De acordo com o anúncio de publicitação, o preço base é o seguinte:
- € 59.500,00: antigo quartel da GF, sito na Rua Dr. Filipe de Figueiredo, nº 17, com a área coberta de 150 m2, quintal com 60 m2 e dependências com 30m2;
- € 13.760,00: Casa dos Cantoneiros, sito na EN 258, ao Hm 99,24, com a área coberta de 161,44 m2 e área descoberta de 292,40 m2.
As propostas devem ser apresentadas até às 16h00 do dia 16/12/2007.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

2008: o ano do dialecto barranquenho

O barranquenho é um dialecto diariamente falado por cerca de duas mil pessoas, em Barrancos, e outras tantas espalhadas pelo país e pelo mundo.
A preservação do dialecto obriga, na minha opinião, à codificação do seu léxico, da morfologia das palavras, da sua ortografia, etc.… Para que isto seja possível será necessário dinamizar um grupo de estudo constituído por especialistas em vários domínios, linguistas, historiadores, sociólogos, professores…
Numa perspectiva de preservação do barranquenho e de conhecimento de outras realidades semelhantes, será interessante a realização de um colóquio internacional no qual estejam presentes, entre outros, os representantes de outras línguas ou dialectos minoritários na península ibérica, tais como o mirandês (2º língua oficial de Portugal), a fala (de Cedilho, Extremadura espanhola), entre outras.
2008 será o ano do dialecto barranquenho.

domingo, 11 de novembro de 2007

O puxão de orelhas do Papa aos bispos e à igreja portuguesa

Segundo as notícias de hoje, o Papa deu um ralhete aos Bispos portugueses que foram em excursão ao Vaticano. Foram queixar-se do governo e acabaram criticados! É a vida!
De acordo com Ratzinger, prontamente assumido pela Conferência Episcopal, “é preciso mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II”.
Para o Papa, a "maré crescente de não praticantes" nas dioceses deve levar a uma cuidada avaliação da "eficácia dos percursos de iniciação actuais".
De qualquer forma, "a Igreja na Europa tem o chão a fugir-lhe dos pés e não vai poder voltar a ser o que já foi". Terá, em vez disso, de se habituar a ser "uma igreja de minorias e já não de massas". "Porque a maioria que existe é identitária mas não participativa". (DN de 11/11/2007)
Um barranquenho amigo “laico e heterodoxo do ponto de vista religioso”, conhecedor dos usos e costumes barranquenhos, viu neste puxão de orelhas aos bispos portugueses, uma ordem de marcha para o nosso padre. A ser assim, quantas paróquias ficariam sem titular?
Nota:
O Vaticano II foi o concílio realizado na Igreja Católica, com os bispos de todo o mundo, desde 1962 a 1965 em diversas sessões na cidade do Vaticano. O concílio foi convocado pelo Papa João XXIII e encerrado pelo Papa Paulo VI.

sábado, 3 de novembro de 2007

O estado da educação em Barrancos

O Ministério da Educação disponibilizou as notas obtidas pelos alunos do 9º ano do ensino básico em 2006/07, nas disciplinas de Português e Matemática.
Foi a partir desta informação que ficamos a saber que a EBI de Barrancos conseguiu a “proeza” de ficar em 1232 em 1285 possíveis! Pior impossível!
Foram realizadas 30 provas, sendo a média de notas de 2,20 (numa escala de 0-5 valores). Tudo reprovado, portanto!
Na EBI de Barrancos estudam cerca de 250 alunos, do 1º ao 9º ano. A maioria das turmas, ou quase todas, têm menos de 20 alunos, o que, na minha opinião, constitui uma enorme mais valia para a interacção professor-aluno e o consequente aproveitamento escolar deste último.
No entanto, o que falha? O que vem acontecendo ano após ano com a educação e as aprendizagens das nossas crianças?
Será que as expectativas e a disponibilidade dos alunos e encarregados de educação constituem uma justificação?
Será que os alunos não têm projecto de vida?
Será… e perdoem-me a dureza das palavras, que as expectativas das nossas crianças não vão além de um POC, de ver TV, de beber uns copos (eles) e de passear na estrada (elas)?
Chegou a hora da reflexão. Escola, entidades com responsabilidade local na área da educação, professores, pais e encarregados de educação…
Com este resultado que não dignificam a escola e os alunos, o “Orgulho de ser barranquenho” e “Barrancos, Terra Única!” são slogans que vamos ter de mudar rapidamente, …para não cair no ridículo.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O ajuntamento de ministros

O líder do PSD quer reunir a 4 de Novembro, data do 27º aniversário da morte de Sá Carneiro, os “cerca de 500 ministros que a família social-democrata produziu desde o 25 de Abril de 1974”!
A festa, será uma boa ocasião para o povo exigir responsabilidades pessoais a quem levou o País ao estado em que se encontra – (a esta miséria!)
Esperemos agora, ansiosamente, o ajuntamento de ex-ministros da família socialista, para uma espécie de reunião de antigos alunos.
Ah! E para seguir o exemplo, deverão reunir os secretários e subsecretários de Estado, adjuntos, assessores, assessores dos assessores, ... até o porteiro do ministério, caso não esteja no regime de mobilidade (disponíveis).
Com estes encontros, ansiosamente aguardados pelos portugueses, ficamos a conhecer os barões, baronetes, marqueses, marquesas e outros afins produzidos pela nossa democrática república.