sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Festas de Barrancos 2007 - 6; Os encerros e as corridas de touros


Dia 29.
Encerro

Às 7h50 o primeiro foguete anunciou a chegada dos touros. Cinco minutos depois os cabrestos sobem até à praça, para alegria de miúdos e graúdos que esperam na rua da Igreja e nos tabuados, desde 6-7 horas da manhã.
Às 8h00 o foguete (morteiro) avisa da largada do primeiro touro, que imediatamente põe todas as pessoas de sobreaviso. Os primeiros, mais precavidos fogem logo a apanhar lugar no tabuado. Outros, mais afoitos ficam na rua ou nas suas varandas. Os demais seguem à frente do touro até à arena, sem que tenha provocado qualquer problema durante o percurso. Já na praça, o touro incentivado pelos “toureiros” de ocasião investe contra os paus e, junto à portada da sociedade recreativa, dá uns “abraços a um conhecido”. Pouca coisa, muitos gritos do público feminino, alguns poucos hematomas e uma visita ao hospital mais próximo deu por terminada a aventura. Nada de grave.
No tabuado das Finanças, um banco parte e deita para o chão duas dúzias de espectadores. Um susto sem consequências.
Às 8h30 o primeiro touro estava nos curros e o segundo na arena. Mais bravo que o anterior, fez várias “limpezas” na praça. Terminou nos curros, 10 minutos depois.
Até à hora da corrida, pelas 18 horas, muita alegria e cachondeu.
Tourada
Às 18h00 hora marcada para início da corrida, muita gente ainda a subir para os tabuados. Alguns já esperam desde as 15 horas.
Regada a praça, cobrados os últimos bilhetes e recebida com fortes aplausos a banda, tem início a corrida. Eram praticamente 19 horas.
Ao primeiro aviso de saída do touro, ainda muita gente na arena não conseguiu lugar nos tabuados. O medo aperta e, muitos deles refugiam-se nas duas sociedades.
Já na arena, o primeiro touro é recebido pelo matador Luís Procuna, que dizem os entendidos, fez uma boa faena. A aficion colaborou e ofereceu as orelhas.
Morto o touro, as parelhas de mula entram na arena e trazem o touro para os acessos à praça, onde uma viatura aguarda e transporta o bicho para a casa de desmanche.
O segundo touro já na praça. O toureiro com garra domina-o. Comenta-se que o touro “só vê o toureiro”. Será bom sinal, numa praça onde a arena está cheia de gente. Largas centenas de pessoas dividem o protagonismo com o touro e o toureiro.
Os passodobles primeiro e as palmas depois anunciam que a faena termina e com sucesso.
Às 19h40 a corrida termina. Os espectadores, satisfeitos, comentam as faenas. Amanhã será outro dia.
Correu bem a tourada.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tens que admitir, que o Procuna é um bom toureiro e efectuou grande lide no 1º touro.Rectifico aqui quando dizes que o 2º toiro da tarde (malhado) “só vê o toureiro”... o mesmo não prestava para nada ...refugiava-se nos paus com medo do toureiro... ninguem têm a culpa de nao prestar! mas há que admitir que nos ultimos anos nunca passou exemplar tão MEDIOCRE na nossa praça... 1 abraço

Anónimo disse...

Mano Jacinto , permite que te trate assim, o Procuna encheu o olho no 1º toiro e mereceu as orelhas , tem pinta o rapaz para o toureio. O 2º a ser lidado esse foi mesmo para esquecer ... temos que admitir que foi VERGONHOSO, por culpa do exemplar dessa ganadaria e não do toureiro que mesmo com esforço não o conseguia tirar dos paus ... que toiro tão péssimo... espero que concordes . 1 abraço

Jacinto Saramago disse...

Caros Anónimos e Oliveira Coelho:

Os aficionados dizem que o Procuna poderá vir a ser um bom toureiro. Não duvido.

Concordo! Os touros deste ano foram para esquecer! Foi pena. Temos uma ganadaria (as Mercês) e, por comportamentos infantis de má memória, para não chamar outro nome, foram comprar o gado a uma ganadaria desconhecida e sem prestígio. É a sina!

Anónimo disse...

bom bom foi o chamaco!