domingo, 29 de outubro de 2006

sábado, 28 de outubro de 2006

O Presunto de Barrancos DOP - Encontro de especialistas

Vai decorrer em Barrancos, no Parque de Natureza de Noudar, no dia 30 de Novembro, segunda-feira (15 horas), um encontro de especialistas de diversas áreas, que vão discutir e analisar o referencial de formação de “preparador/a e cortador/a de presunto”.

Nesta iniciativa do projecto EQUAL “Barrancos Activo”, promovido por diversas entidades locais, participam especialistas na área da qualidade e dos produtos tradicionais (Eng. Ana Soeiro do IDHRA e o Prof. Tira Picos Nunes da Universidade de Évora), da formação profissional (Dr. Jaime Salvadinho e Drª Ana Luísa Dimas da Escola Profissional de Moura), empresários da industria de presuntos e enchidos (Casa do Porco Preto e Boleta Barranquenha) e profissionais do corte/transformação (Frederico Garcia e Angel Mendes).

Com a aprovação deste referencial pretende-se, a curto prazo, a formação de pessoal qualificado na preparação e corte de presunto DOP de Barrancos e a dinamização de uma nova profissão.
Durante o encontro será divulgado o projecto de criação da Confraria Gastronómica do Porco Preto, organização que terá como objecto:
- Defender a autenticidade da gastronomia barranquenha confeccionada à base de porco preto;
- Promover e projectar a gastronomia regional com porco preto a nível nacional e internacional;
- Valorização e promoção da identidade cultural de Barrancos;
A Confraria Gatronómica do Porco Preto é uma iniciativa da Associação Barranquenha para o Desenvolvimento (ABpD), integrada no Plano de Acção 2006/07 da Agenda 21 Local de Barrancos.

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Orçamento de Estado para 2007 – quanto vale Barrancos?

Começa a ser discutido dentro de dias no Parlamento a proposta de Orçamento de Estado para 2007, apresentada pelo governo.

Numa breve leitura do documento, podemos confirmar o seguinte:

1º - Os montantes a transferir para o Município de Barrancos, ao abrigo de uma Lei de Finanças Locais, que ainda não foi aprovada, mantém os mesmos valores de 2006. Ou seja, em termos reais, há uma diminuição de mais de 10%.

2º - No Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), relativo ao distrito de Beja, apresenta um corte de investimento de 13%.

3º - Para Barrancos não está previsto nem um cêntimo de PIDDAC, significando o abandono definitivo (?) do projecto de construção do novo centro de saúde, compromisso assumido pelo Governo (ARS do Alentejo) em 2004.

Mais uma vez se confirma a falta de uma política de desenvolvimento para o interior e de abandono destas populações, em síntese, o êxodo e o despovoamento continua.

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

O General Prim esteve em Barrancos em... 1866

O General Prim esteve em Barrancos, em 21 de Janeiro de 1866 onde, no “sítio denominado de Serro do Calvário”, entregou ao Administrador do Concelho de Barrancos, Sr. Manuel Cláudio Pulido, o seguinte:

- 540 carabinas;
- 588 espadas e respectivos “correanes” (sic);
- 580 cartucheiras;
- 559 cavalos do Regimento de Husares, Bailem e Calatrava

Para esta entrega de “armas” o General Prim (Conde de Reus e Marques de los Castilhejos) era acompanhado dos seguintes militares espanhóis:

- D. Lorenço Milano, brigadeiro;
- D. José Marelo, coronel;
- D. Manuel Pavia, chefe do “estado-mor” (sic);
- D. Bernardo del Amo, tenente coronel de infantaria;
- D. Manuel Sanches de la Fuente Casa Mayor, tenente coronel;
- D. Júlio Belarde, comandante de infantaria;
- D. António Candalija, capitão;
- D. João Infante, tenente;
- D. João Navarro, alferes;
- D. Francisco de Monteordem, auditor de guerra;
- D. Jeronymo Torero, 1º oficial de administração militar;
- D. Julian Langa, 1º sargento;

Mas afinal quem era o General Prim?
Joan Prim i Prats (em castelhano Juan Prim y Prats), nasceu em Reus, Espanha, em 16/12/18145 tendo morrido em 27/12/1870, em Madrid, na calhe del Turco, vitima de um atentado.
Prim foi presidente do Conselho de Ministros, chefe do governo espanhol, eleito pelo Congresso dos Deputados, desde 1869 até à sua morte.
Quando passou por Barrancos liderava um grupo de militares revoltosos. Depois desta data chega a Madrid, vindo de França, sendo eleito chefe do governo espanhol que liderou até à sua morte, em Dezembro de 1870.
Prim foi um grande de Espanha.

(Este assunto será desenvolvido brevemente.)

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Caracterização do município de Barrancos - Parte 1

As peculiaridades do município de Barrancos devem-se, entre outras, à sua localização geográfica. Barrancos, com apenas uma freguesia, com o mesmo nome, com a área de 169 Km2, é vila raiana, situada na margem esquerda do Guadiana. Por razões de ordem histórica, cultural e geográfica a comunidade barranquenha possui laços bastante estreitos com a vizinha Espanha, que foi, ao longo dos tempos, moldando os costumes desta pacata vila alentejana. Esta ligação reflecte-se tanto ao nível do próprio dialecto como nas manifestações culturais e etnográficas, sejam elas populares ou profanas.
A própria origem da população, episódios de uma história, o intercâmbio continuado de pessoas, bens e serviços, constituíram e moldaram uma comunidade, intrinsecamente ligada ao país vizinho, nas não renegando a sua portugalidade.
Barrancos dista apenas 9 km da localidade espanhola de Encinasola, ao passo que a localidade portuguesa que lhe fica mais próxima é Santo Aleixo da Restauração, freguesia do município de Moura, a 21 km. O isolamento, no espaço geográfico do País, é uma realidade. Barrancos fica a 110 km da sede de Distrito (Beja) e a 250 km da capital, Lisboa.
Esta proximidade com Espanha permitiu que durante muito tempo se desenvolvesse uma actividade paralela que muito contribuiu para o desenvolvimento da região e próprio sustento da população residente, o contrabando, sobretudo de café. Na volta, os contrabandistas traziam alguns produtos necessários a que a população não tinha acesso de outra maneira, nomeadamente tecidos, sapatos, etc. Esta actividade viria, também a marcar as vivências e a história do próprio povo barranquenho.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Nova Lei de Finanças Locais vai acelerar o despovoamento do interior

Por continuar actual parece-me importante comentar um assunto que me toca por razões profissionais, e que constitui, na minha opinião, um ataque às populações do interior e aos municípios de pequena dimensão como Barrancos: a proposta de lei de finanças locais apresentada pelo governo, em discussão na Assembleia da República.
No último programa da RTP “Prós e Contras” no qual, supostamente, seria debatido a proposta de nova Lei de Finanças Locais, vi um ministro (António Costa) arrogante que, no seu “superior estatuto” desprezava os seus interlocutores: os eleitos locais.
Os autarcas presentes souberam, na minha opinião, desmontar e desmistificar os argumentos e a lenga-lenga do ministro. Os presidentes de câmara presentes estavam bem preparados, e conhecedores dos problemas das populações “explicaram” ao ministro que esta proposta de lei não serve ao Estado nem aos municípios. A lei, tal como proposta, constitui um ataque à autonomia do poder local constitucionalmente consagrado, vai acelerar o despovoamento do interior e à concentração de população no litoral – já hoje sobrelotado – e, no final, à morte social de vastas regiões e à extinção de muitos municípios.

domingo, 22 de outubro de 2006

IVG, vulgo "aborto". Referendo?! Não há pachorra para isto!

Cerca de sete anos depois voltamos a discutir novamente a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), nas primeiras 10 semanas!
Haja bom senso e coragem destes nossos políticos "de faz-de-conta" e aprove-se a legislação que uma grande maioria da população reclama: despenalize-se a IVG (até às 10-12 semanas) e acabemos de uma vez por todas com esta farsa e os julgamentos de mulheres.
Referendo?! Para que? Quanto custa? Não estamos em situação financeira dificil?
Vou votar. Sou a favor.

LIVRO DE ESTILO

Este é um blogue pessoal no qual constará tudo o que considere de interesse, sem ofender ninguém.