sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Orçamento de Estado para 2007 – quanto vale Barrancos?

Começa a ser discutido dentro de dias no Parlamento a proposta de Orçamento de Estado para 2007, apresentada pelo governo.

Numa breve leitura do documento, podemos confirmar o seguinte:

1º - Os montantes a transferir para o Município de Barrancos, ao abrigo de uma Lei de Finanças Locais, que ainda não foi aprovada, mantém os mesmos valores de 2006. Ou seja, em termos reais, há uma diminuição de mais de 10%.

2º - No Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), relativo ao distrito de Beja, apresenta um corte de investimento de 13%.

3º - Para Barrancos não está previsto nem um cêntimo de PIDDAC, significando o abandono definitivo (?) do projecto de construção do novo centro de saúde, compromisso assumido pelo Governo (ARS do Alentejo) em 2004.

Mais uma vez se confirma a falta de uma política de desenvolvimento para o interior e de abandono destas populações, em síntese, o êxodo e o despovoamento continua.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas o OE 2009 é mais "generoso"

Jacinto Saramago disse...

Sim, tem razão. Em 2009 são € 306.601, em PIDDAC para o centro de saúde que vai ser construído na antiga escola nº 2, que será remodelada e adaptada para o efeito pela ARS Alentejo.

Já falaremos sobre o assunto.

Cpts.
Jacinto Saramago